Resenha
PRO-REITORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA
ESCOLA DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS EXATAS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PETRÓLEO E GÁS
ALUNA:
Em meio a tantos profissionais que se candidatam a uma vaga de emprego é que a qualidade de profissionais está ainda mais rigorosa. Com os programas de estágio e de trainee cada vez mais bem estruturados e recebendo grandes investimentos das empresas, a concorrência em processos seletivos é acirrada .
A busca é intensa e muitas vezes alguns desistem no meio do caminho por não estarem psicologicamete preparados para tal competição. Geralmente milhares de estudantes concorrem a poucas dezenas de oportunidades e, para se destacar, precisam de muito mais do que a matrícula em uma universidade. “Os processos são muito criteriosos”.
Mas, como se destacar em meio à multidão de inscritos? Segundo Flávia, algumas atitudes e atividades ajudam (e muito). Se destacar requer bem mais que boas notas, mas é fato que se precisa de uma qualificação educacional e isso trará a tona vários obstáculos, o seu aprendizado será posto à prova pelas empresas. “Na fase de dinâmicas, o candidato passa por atividades, é exposto a um case de negócios e isso exige que ele mostre conhecimentos”, diz Flávia.
O jovem que tem iniciativa em uma empresa Junior estreia no mercado com grande responsabilidade, isso requer dos universitários mais compromisso, as empresas esperam que os jovens tragam soluções e melhorias. Metas, níveis hierárquicos, planejamento estratégico são algumas delas, segundo a gerente da Page Talent. “Com isso a adaptação no mundo corporativo é mais rápida”, explica.
Mas na verdade isso nos torna mais competitivos, todos com interesses iguais.
A busca por uma chance no mercado de trabalho não é tão fácil, requer esforço, agilidade, qualificação, pontualidade, ninguém consegue uma boa entrevista em uma empresa se não investir antes em estudos, cursos, trabalhos publicados e uma boa relação com as pessoas.
É