resenha
CICLO VITAL
Alessandra Cristina dos Santos
Resenha sobre o artigo Adolescente/Adolescência: revisão teórica sobre uma fase crítica da vida
Profª. Simone Regina Sandri
Gravataí, 25 de março de 2014.
Adolescente/Adolescência: revisão teórica sobre uma fase crítica da vida
O presente artigo, escrito por 4 autores da UFRN (Universidade
Federal do Rio Grande do Norte), tem como foco as questões relativas a adolescência, procurando esclarecer as curiosidades e particularidades dessa fase. A metodologia usada foi baseada em pesquisas bibliográficas, além de materiais oficiais da OMS (Organização Mundial de Saúde).
Para a OMS, a adolescência é constituída por processos biológicos e vivências orgânicas, no qual a partir dos 12 aos 18 anos, o desenvolvimento cognitivo e a estruturação da personalidade são acelerados.
Todavia, segundo pesquisas literárias realizadas pelos autores, esta faixa etária é somente estatística. A adolescência é considerada por um processo que começa antes dos dez anos, e não termina aos dezoito. A maturação dependerá da concepção do adolescente de que ele passa a ser adulto no momento em que se torna independente dos familiares, determinado por sua liberdade econômica.
Os
desafios
enfrentados
pelo
adolescente
são
próprios
do
desenvolvimento, incluindo a adaptação às mudanças físicas e emocionais.
Estas mudanças físicas estão associadas à puberdade, já as mudanças emocionais vão proporcionar comportamentos e sentimentos até então não vivenciados pelo adolescente, e que vão atingir a família, amigos e todas as pessoas próximas ao indivíduo. Os autores enfatizam a importância da presença dos familiares, uma vez que estes possam auxiliar o adolescente a lidar com situações e problemas que possam provocar algum dano e/ou agravo à saúde.
Segundo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), a inimputabilidade penal deve-se à compreensão