RESENHA
Aluna:
Pedagogia
Professora
Resenha
BRANDAO, Calos Rodrigues. O que é educação. 25º São Paulo. Editora Brasiliense; 1989.
O texto fala sobre as diferentes formas de educação. Estamos sempre aprendendo algo, seja em casa, na rua, nos diversos momentos do cotidiano.
Como disseram os Índios na Carta como resposta aos governantes dos Estados Unidos, que resumidamente fala das diferentes formas de educação, onde cada um recebe um tipo de educação de acordo com a sua cultura, que deve ser valorizada. A escola não é o único modelo de educação.
Os índios valorizam a educação de suas sociedades tribais, de povos caçadores e agricultores.
A educação é transformada segundo o modo de vida dos grupos sociais que aprendem e transmitem os seus conhecimentos de geração em geração. Em todos os casos a educação serve como fonte de transformação das pessoas e da sociedade.
O homem no decorrer da historia, com suas praticas e invenções e através da troca de experiências sociais, aprendeu para si e para transmitir ao próximo, valores que conduzem a novos aprendizados.
Quando o povo compreende o poder como uma forma de organização da sociedade e de uma cultura, ele começa a viver e pensar como problema as formas e os processos de transmissão do saber, chegando à consciência da importância da educação.
Em cada etapa da vida do homem, com sucessivas formas de aprendizado de um forma global, o que o torna um ser social realizando em cada um o que precisa para ser reconhecido dentro dela.
A partir da necessidade ao uso político da sociedade na transmissão dos saberes anteriores em favor da comunidade, reduzindo a aldeia á escola, ocupando cada um o seu espaço na comunidade.
A educação para Brandão deve servir como um serviço coletivo, para que se obtenha dela tudo o que o ser humano precisa para se desenvolver. As pessoas que recebem a educação de uma forma sistemática são agentes de mudança na sociedade.
Até bem pouco tempo a educação era prioridade da elite.