Resenha
Cárdenas relembrou que todas as crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil. “Os pais ou responsáveis devem se conscientizar e levar as crianças novamente aos postos de vacinação, para que elas recebam a dose da vacina contra a pólio”, ressaltou o secretário.
De acordo com a responsável pela Vigilância Epidemiológica de Piracicaba, Fernanda Menini, serão mais de 300 profissionais de saúde envolvidos no município. “É importante levar a carteira de vacinação das crianças, para atualização das doses aplicadas”, completou a enfermeira.
A vacina está disponível durante esta semana nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF). Já no sábado, no chamado dia “D”, a campanha acontecerá das 8h às 17h, em 63 postos (50 fixos e 13 volantes). No domingo, outros dois postos estarão à disposição dos munícipes. (A lista dos postos será divulgada na quinta-feira, 14).
Nas unidades de saúde as crianças poderão receber outras vacinas do calendário, se estiverem com alguma dose em atraso.
Campanha contra Pólio na Zona Rural
No ultimo sábado, 09 de junho, foi realizada a campanha de vacinação na zona rural do município. Segundo a enfermeira Fernanda, foram 45 postos (5 unidades de saúde e 40 volantes) e foram vacinadas 501 crianças menores de 5 anos contra a Poliomielite.
* Tira dúvidas sobre a vacina contra a pólio
1. A vacina tem contraindicações?
Em geral, não. Porém, recomenda-se que as crianças que estejam com febre acima de 38º ou com alguma infecção