resenha
METODOLOGIA DA PESQUISA:
Mesmo se o planejamento for bem elaborado um projeto pode falhar, caso os dados para analise não forem obtidos ou imprecisos e inconfiáveis.
Os métodos e técnicas de coleta de dados e informações qualitativas, é uma área de conhecimento que envolve aspectos, de: projeto de instrumentos de coleta de dados, estimativa de custos de obtenção, controle de qualidade, confiabilidade, validação, seleção de amostras, métodos de processamento, métodos de análise, métodos estatísticos, técnicas de apresentação de relatórios, etc.
Dependendo do porte e abrangência do projeto a decisão sobre que instrumento utilizar, como, onde e quando aplicar, etc. pode ser complexo. Em projetos que se desenvolvem dentro dos limites de uma escola, podem ser monitorados e avaliados com dados obtidos a partir de instrumentos simples e acessíveis. Medidas quantitativas utilizam instrumentos para obter índices numéricos dos objetos ou pessoas da medição. O resultado um conjunto de valores numéricos que são apresentados em forma de relatório. É importante distinguir casos que afetam a qualidade da medida, dos dados obtidos. A técnica de pesquisa deve ser escolhida baseada nas necessidades de informação e não do orçamento, as mais usadas são; questionários, entrevistas; observação direta, registros institucionais e grupos focais.
Mais utilizado de custo razoável, padronizado, garante o anonimato e pode atender finalidades específicas de uma pesquisa, é de elevada confiabilidade, é usado para medir atitudes, opiniões, comportamento, circunstâncias da vida do cidadão, e outras questões. Quanto à aplicação, necessita-se de
lápis, papel,
formulários, etc. Pode ser individual ou grupos, por telefone, ou mesmo pelo correio.
Pode ter questões abertas, fechadas, de múltipla escolha, de resposta numérica, ou do tipo sim ou não. As etapas; Justificativa, definição dos objetivos, redação das questões e afirmações, revisão, definição do formato,