Resenha
MOURÃO, Luciana & MARINS, Jesiane. Quem está motivado para aprender nos cursos oferecidos pelas empresas? Paidéia, Ribeirão Preto, v. 20, n. 46, p. 187-196, ago. 2010.
O artigo “Quem está motivado para aprender nos cursos oferecidos pelas empresas?” de autoria de Luciana Mourão, professora Titular do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira e da Associação Internacional de Educação Continuada (AIEC), Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília, Mestre em Administração, graduada em Comunicação Social, e de Jesiane Marins Mestre em Psicologia e professora da Universidade Estácio de Sá é exposto pelas autoras, analisando e descrevendo a questão das organizações, os profissionais e a crença de ambos em relação a programas TD&E (Treinamento, Desenvolvimento e Educação).
Com a constante transformação tecnológica e social, o mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico e concorrido, as organizações estão buscando, através dos programas de treinamento, resultados efetivos em capacitação. Para analisar o cenário, foi feita uma investigação com 220 profissionais de empresas privadas, verificando qual o índice de influência da organização, do treinamento e da clientela na motivação para aprender.
O artigo está dividido em cinco partes centrais, na primeira, que vai do 4º ao 8º parágrafo, as autoras tratam as “Crenças sobre o sistema de TD&E” e, apoiadas em relatos de outros autores e pesquisas, apontam que a motivação para aprender pode ser determinada pela crença em relação ao sistema de treinamento, pelo instrutor e pelo tempo de empresa também pode ser influenciada de forma positiva ou negativa aos novatos, conforme relato de funcionários antigos. Elas defendem um estudo realizado por Alencar (2005) o qual demonstra que: “a aprendizagem pode ser mais eficaz, quando os funcionários acreditam na importância e na necessidade do treinamento” (MOURÃO; MARINS, 2010, p. 188).