Resenha
Intitulado no Brasil como O monge e o Executivo, conta à história de John Daily. Um homem de negócios bem-sucedido que começou a ter problemas em várias áreas da vida que resolve então participar de um retiro sobre liderança onde encontra Leonard Hoffman, um ex-executivo que desapareceu do mundo dos negócios há muito tempo e que agora era um dos frades chamado de irmão Simeão e que ministrara aulas do seu grupo, que junto com outros personagens engloba aspectos da liderança.
No 1o capítulo é abordado algo sobre As definições, sobre a liderança; a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Diferenças entre poder e autoridade, enquanto poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer a sua vontade por causa de sua posição ou força mesmo que a pessoa preferisse não fazer, autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal. Foi mostrado também como cada uma das atitudes mostradas acima são usadas, ora o poder, quando a situação exige-o,ou para colocar limites, ora a autoridade para influenciar e conseguir êxito. Desde o começo do livro o autor é muito detalhista, atento a cada objeto, acontecimentos, pessoas. Gerando assim neste sentido, uma abordagem capaz de chamar a atenção dos leitores sobre os aspectos da liderança já citados acima.
No 2o capítulo, O Velho Paradigma, é sobre o comportamento das pessoas num prima psicológico, mais ouvir do que falar, sobre a importância de sermos bons ouvintes, sobre as necessidades humanas que segundo o autor não são as coisas materiais que nos trazem alegria na vida pois os maiores prazeres da vida são totalmente grátis. É destacada a importância de que liderar é remover obstáculos, é facilitar a vida dos liderados, e também, liderar é servir. Para que se possa servir é necessário suprir necessidades, por isso é