resenha
ROCHA, Everardo; AUCAR, Bruna. Fantástico, o show da vida: televisão, convergência e consumo. Revista Alceu: Rio de Janeiro, janeiro-junho 2011. V.11 - n.22 - p. 43 a 60.
Raquel Sisti Lima.
O artigo de Everardo Rocha e Bruna Aucar é baseado na televisão brasileira e principalmente na tv globo. O artigo Fantástico, o show da vida: televisão, convergência e consumo, detalha como a televisão chegou ao Brasil e quem foi o autor que trouxe esse meio de comunicação ao nosso país. O nome desse grande homem é Chateaubriand Bandeira de Melo, um homem praticamente autodidata e que alcançou muitos objetivos de maneiras não muito corretas, como diz o pesquisador DaMatta, ele usou o famoso “jeitinho brasileiro”. Chatô, tornando-se o líder em comunicações no Brasil, com muitas redes de jornais e apoiado por vários empresários e políticos consegue em 18 de setembro de 1950 a primeira emissora brasileira, TV Tupi.
O artigo nos conta que ao passar dos anos a televisão tem pouco crescimento, por ser um produto novo e de luxo, poucos tinham acesso a esse veículo de comunicação. Mas na década de 60 essa história começa a mudar e a televisão cresce rapidamente com as novas tecnologias, se expandindo pelo mundo e pelo Brasil também. Desde então esses meios de comunicação influenciam na vida da sociedade. A maioria da população brasileira já ouviu falar ou conhece esses influenciadores como as “Organizações Globo, Editora Abril, Grupo Estado e Grupo Folha.”
Ao decorrer do artigo, os nossos autores detalham minuciosamente cada etapa do século da inovação e principalmente da televisão, essas informações muitas vezes deixadas de lado trazem um enriquecimento ao conhecimento de todos que viveram ou não essa época. O programa foco é o Fantástico, a revista eletrônica que desde o inicio esta no ar e continua prevalecendo até hoje. Depois de falar sobre o começo da televisão, e o grande programa Fantástico, nos deixando a par de toda a história e matando curiosidades, Rocha