Resenha
Inicialmente, John e os outros cinco alunos que também com alguns problemas de liderança participam do seminário demonstram ser inflexíveis e que duvidam da filosofia apresentada pelo frade, mas depois chegam à conclusão de que a sua experiência é algo que não se pode desprezar. Uma das características notadas no frade no mundo dos negócios foi a sua capacidade de analisar e reverter empresas que estejam em crise, transformando-as em experiências de grande êxito.
Para o monge, liderança não é sinônimo de poder e sim a autoridade, conquistada com amor, empenho e sacrifício. A história deixa subentendida a importância da humanização no mundo dos negócios e como isso pode ser importante.Esse problema remete ao conceito de estereotipo de liderança. Mostrando uma comparação entre ser racional e ser humano, no mundo dos negócios. A tese central é de que “servir” e liderar, e, não gerenciar é uma característica elementar para um líder de excelência.
O objetivo principal do texto é trazer conceitos fundamentais e viáveis que podem servir como base para reavaliar nossa capacidade de liderança e consequentemente, auxiliar na inter-relação com os colaboradores de uma empresa, criando assim um clima de grande satisfação na empresa.
Acredito que o principal objetivo deste livro é demonstrar que os valores e atitudes são ações muito próximas no desenvolvimento da liderança. Por isso o autor traz conceitos e definições que visam estimular a autocrítica dos leitores, no âmbito dos negócios. O autor