resenha
RESENHA CRÍTICA
Leitor: ANDRÉ LUIZ MATTOS SANTOS – 2° SGT
Arma/Quadro/Sv: INTÊNDENCIA OM: 12° B SUP
Título da obra: CLÁSSICOS DO MUNDO CORPORATIVO
Autor: MAX GEHRINGER
Editora: EDITORA GLOBO
Local e data de publicação: SÃO PAULO – 2008
Número de volumes e páginas: 01 Volume e 139 páginas
CLÁSSICOS DO MUNDO CORPORATIVO
O autor deste livro, Max Gehringer, conhecido não somente por seus livros ou seu programa diário na rádio CBN, mas também por fazer parte do quadro "Emprego de A à Z", exibido no Fantástico. É um ex-executivo, ultimamente atuando como consultor e palestrante, com foco principal no que diz respeito à carreira profissional. Através de seus argumentos, que na sua maioria das vezes em forma de brincadeiras ou piadas, passa suas opiniões. É através dessa receita que vem conquistando seu espaço e que lê-lo ou ouvi-lo é uma experiência singular e inspiradora. O livro em questão traz uma coletânea de opiniões e comentários do autor em seu programa de rádio chamado Mundo Corporativo.
É um livro pequeno (em tamanho, não em páginas) e apresenta 66 artigos de no máximo 3 páginas cada um. Usando linguagem bastante coloquial e de fácil leitura, Max torna seus ensinamentos algo bastante tolerável e de entendimento simples.
Grandes partes dos relatos contemplam o comportamento profissional, ambiente de trabalho e análise do mercado, mas que fazendo a troca, do profissional civil para o profissional militar, da empresa civil para o quartel, podemos tirar e aproveitar muitos ensinamentos para uma melhora significativa em nossos dias na caserna.
Alguns artigos são bem preponderantes para nossa classe, como o Artigo numero 8 (páginas 20 a 22) cujos personagens principais são o bom, o ruim e o bonzinho. Colocando para o militarismo, dia mais, dia menos, o militar ruim sofrerá algum tipo de sanção, podendo ser até mesmo uma pequena “mijada” ou mas grave, uma detenção. O militar