resenha
Alimento é todo e qualquer material comestível capaz de fornecer energia e/ou nutrientes para os animais. Quando um alimento faz parte de uma mistura de alimentos para a produção de um alimento balanceado é normalmente denominado de ingrediente.
Nutrientes são substâncias presentes nos alimentos ou produzidos pelas células do organismo do animal que são indispensáveis para o perfeito funcionamento do mesmo.
Alimento balanceado é uma mistura de alimentos formulada para atender parte das necessidades nutricionais de um animal de forma equilibrada.
Alimento balanceado completo é uma mistura de alimentos formulada para atender todas as necessidades nutricionais de um animal de forma equilibrada, sem o uso de outro alimento, com exceção da água.
Ração é todo alimento consumido pelo animal no período de 24 horas, inculsive a água.
Na exploração zootécnica a alimentação dos animais representa de 60 a 80% do custo de produção. Portanto, o conhecimento do potencial nutricional de cada alimento, bem como suas limitações de uso são muito importantes para se ter uma exploração zootécnica com o máximo de lucratividade. É importante ressaltar ainda que nenhum alimento isoladamente é capaz de fornecer todos os nutrientes essenciais a todas as fases da vida do animal.
Nesta disciplina iremos estudar apenas os alimentos concentrados visto que os alimentos volumosos serão objeto de estudo da disciplina forragicultura.
I - CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS
Para facilitar o estudo dos alimentos vamos classificá-los, segundo a sua composição e valor nutritivo. Como todo sistema de classificação este também esta sujeito a críticas, todavia é ainda o sistema de classificação que melhor se adapta ao uso dos alimentos na nutrição animal.
1. Alimentos volumosos: como o próprio nome indica são alimentos com baixa concentração de nutrientes e em geral usados para animais com aparelho digestivo com grande capacidade como é o caso de ruminantes e