Resenha
A educação é algo que faz parte de nossas vidas. Desde o nascimento até a vida adulta estamos em constante ação educativa. Quando criança os pais são os primeiros vínculos afetivos que temos, sendo assim é papel destes educar seus filhos, orientando-os em tudo que irão fazer.
Com o passar do tempo além da educação que se tem em casa, aprendemos muitas coisas na sociedade em que vivemos, onde passamos a ter o convívio social com outras pessoas e a desenvolver capacidades que antes não tínhamos, ou que já tivemos acesso no convívio familiar e passamos a relacionar e a vivenciar em sociedade.
Por fim temos as escolas, instituição em que aprendemos de maneira formal o sentido de educação, onde as mesmas usam de conhecimentos informais trazidos pelas crianças, jovens e adultos e ensinam as formalidades e contextos científicos do verdadeiro sentido de educar.
A partir dos conhecimentos adquiridos na escola, passamos por um processo de formação e transformação, procedimentos estes que se aperfeiçoam e desenvolve-se nas faculdades. Nessa modalidade de ensino os indivíduos escolhem estudar sobre algo, se o sujeito escolher cursar, por exemplo, pedagogia irá estudar tudo sobre educação e assim estará apto para desenvolver um trabalho fundamentado sobre o verdadeiro sentido de ensinar, pois suponho que a pedagogia fala de tudo que envolve a educação.
Antes de iniciar o texto sobre que é pedagogia e educação é necessário ter clareza de seus conceitos básicos, para dar inicio é preciso definir o significado desses termos que segundo o dicionário de língua portuguesa educação siguinifica “ato ou efeito de educar”. Enquanto que pedagogia “è a ciência da educação e do ensino, aptidão para bem ensinar.
Com base nesses conceitos a educação é o conjunto de ações, fatores e influencias que agem sobre o homem com vista a prepará-los para vida no meio