resenha
O nosso sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central, constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal e pelo sistema nervoso periférico . O encéfalo é formado pelo cérebro, cerebelo, bulbo, elementos importantes na constituição nervosa do nosso organismo.
Os neuronios podem ser classificados de acordo com sua estrutura ou função, a classificação estrutural dos neuronios é baseada no numero de prolongamentos que se estendem do corpo celular , podem ser bipolar,pseudo-unipolares e multipolares. O nervo é um conjunto de vibras nervosas, as fibras do interior do nervo são mantidas juntas , a maioria dos nervos é compostas de fibras motoras e sensitivas.
As proproedades funcionals dos neuronios são irritabilidade e condutividade. Um potencial de ação se desloca em uma única direção, o impulso se deslocara ao longo da fibra.Sinapse, é a conexão funcional entre o terminal axonico e de um dentrito.
Neuronios: são células altamente excitáveis que se comunicam entre si ou com outras células efetuadoras, usando basicamente uma linguagem elétrica. A maioria dos neurônios possui três regiões responsáveis por funções especializadas: corpo celular, dentritos e axônios.
O corpo celular: é o centro metabólico do neurônio, responsável pela síntese de todas as proteínas neuronais. A forma e o tamanho do corpo celular são extremamente variáveis, conforme o tipo de neurônio. O corpo celular é também, junto com os dendritos, local de recepção de estímulos, através de contatos sinápticos.
Dendritos: geralmente são curtos e ramificam-se profusamente, a maneira de galhos de árvore, em ângulos agudos, originando dendritos de menor diâmetro. São os processos ou projeções que transmitem impulsos para os corpos celulares dos neurônios ou para os axônios. Em geral os dendritos são não