Resenha
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Disciplina: Administração de pessoas I - Profa. Raissa Dália Paulino
RESENHA DE ARTIGO
Identificação do aluno:
Nome do aluno:
Kássia Karoline Souza dos Anjos I - Identificação da Obra:
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO COMO PARTE DO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO EM UMA ONG.
II - Resumo das ideias do Autor
O texto tem como objetivo analisar como o processo seletivo funciona como parte do processo de socialização da AIESEC, que é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, formada e gerida por jovens universitários ou recém-graduados, essa ONG busca desenvolver as potencialidades de seus membros e impactar positivamente a sociedade, estimulando o convívio entre diferentes culturas, por meio de intercâmbios internacionais.
A pesquisa visa contribuir para a compreensão da relação entre processo seletivo e socialização, especialmente nas ONGs. Inicialmente foi apresentando o referencial teórico, que se trata dos conceitos de recrutamento e seleção e o conceito de socialização, em seguida são apresentados os procedimentos metodológicos da pesquisa e a análise dos dados, em seguida descreve as etapas do processo seletivo e o processo de socialização dos novos membros.
Na AIESEC, são realizados dois processos seletivos, um no início do ano letivo e outro na metade do ano letivo. Todo processo seletivo é baseado no Global Competence Model, um modelo definido pela AIESEC internacional, que ajuda a buscar as pessoas mais adequadas para a organização. Este modelo estabelece onze competências: eficácia pessoal; resiliência; autoconsciência; consciência dos outros; pensamento flexível; comprometimento com os resultados; inovação; foco nos stakeholders; comunicação efetiva; capacidade de desenvolver outros e inclusiveness.
III - Opinião sobre o Texto Lido
O processo