resenha
1) Conceitue a anatomia em seu sentido macroscópico e microscópico
A Anatomia Macroscópica é o estudo das estruturas observáveis a olho nu, utilizando ou não recursos tecnológicos os mais variáveis possíveis, enquanto a Anatomia Microscópica é aquela relacionada com as estruturas corporais invisíveis a olho nu e requer o uso de instrumental para ampliação, como lupas, microscópios ópticos e eletrônicos. Este grupo é dividido em Citologia (estudo da célula) e Histologia (estudo dos tecidos e de como estes se organizam para a formação de órgãos).
2) Defina o que é normal, variação anatômica, anomalia e monstruosidade.
Normal, é o estatisticamente mais comum, ou seja, o que é encontrado na maioria dos casos. Variação anatômica é qualquer fuga do padrão sem prejuízo da função. Assim, a artéria braquial mais comumente divide-se na fossa cubital. Este é o padrão. Entretanto, em alguns indivíduos esta divisão ocorre ao nível da axila. Como não existe perda funcional esta é uma variação.
Anomalia é conceituada como variações morfológicas que, atrapalham a função do indivíduo e causam perturbações funcionais.
Exemplo clássico são pessoas que nascem com dedos a mais ou a menos nas mãos ou pés, denominado polidactilia. monstruosidade é conceituada como uma anomalia acentuada, que causam deformidades profundas do corpo.
Em geral são incompatíveis com a vida. Exemplo clássico é a anencefalia, a não formação do encéfalo.
3) Descreva a posição anatômica e ressalte a sua importância
A posição anatômica é uma convenção adotada em anatomia para descrever as posições especiais dos órgãos, ossos e demais componentes do corpo humano. Na posição anatômica, o corpo estudado deve ficar ereto (de pé), calcanhares unidos, com os olhos voltados para o horizonte, os pés também apontados para frente e perpendiculares ao restante do corpo, braços estendidos e aplicados ao tronco e com as palmas das mãos voltadas