resenha
Conforme os textos estudados em sala de aula, durante o primeiro semestre, entende-se que há uma grande importância em estudar Antropologia onde está ciência estuda, principalmente, os costumes, crenças, hábitos e aspectos físicos dos diferentes povos que abitam o planeta. Portanto, os antropólogos estudam a diversidade cultural dos povos. Como cultura, podemos entender todo tipo de manifestação social. Modos, hábitos, comportamentos, folclore, rituais, crenças, mitos e outros aspectos são fontes de pesquisa para os antropólogos.
A cultura condiciona a visão de mundo do homem, a nossa herança cultural, desenvolvida através de inúmeras gerações, sempre nos condicionou a reagir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade. Por isso é que os homens discriminam outros comportamentos desviantes. O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência, denominada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais. A cultura de cada pessoa, cada grupo familiar é diferente pelo seu modo de pensar e agir, porem isso não quer dizer que a cultura de outro grupo seja a errada, e é isso que o autor deste documentário “a cultura condiciona a visão de mundo do homem” quer nos passar, saber compreender as diferentes culturas.
A noção de regra: princípios da cultura possibilidade de humanidade compreender como e por que a sociedade cria regras, ou qual sua importância em nossas relações sociais, cria habilidades de relacionamento com o grupo, promovendo integração e bem estar. Se cada um de nós obedecesse apenas aos impulsos pessoais o tempo todo, ou aos instintos de nossa espécie, fazendo apenas aquilo que “der na telha”, não seria possível existir sociedade, pois cada um gostaria de fazer prevalecer sua própria