resenha
Matéria: Homem e sociedade
Serviço social - Noturno
17 de Março de 2014
Resenha
Livro: Cultura um conceito antropológico, Roque de Barros Laraia, 14ª Edição – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2001.
Roque Laraia possui familiaridade com culturas diversas conquistadas com pesquisa de campo através do contato com varias tribos indígenas brasileiras. É antropólogo do museu nacional, Doutor em sociologia e docente na Universidade de Brasília.
O livro é uma introdução ao conceito antropológico de cultura no qual o autor utiliza de forma didática, exemplos de nossa sociedade, de sociedades tribais e de outros autores. Introduz um entendimento do paradoxo da diversidade cultural da humanidade abordando o desenvolvimento cultural a partir do movimento Iluminista até autores modernos e sua influencia no comportamento social e sua diversidade apesar da comprovada unidade biológica.
O livro inicia-se com uma abordagem sobre o determinismo biológico no qual os antropólogos já estão convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes para as diferenças culturais e em continuidade afirma que a partir de 1920 também foi refutada a ideia de que há uma limitação na influencia geográfica sobre os fatores culturais contrariando as teorias existentes na antiguidade.
Após este entendimento o autor explana sobre os antecedentes históricos do conceito de cultura através dos estudos de Edward Tylor que sintetizou os termos existentes no vocábulo “cultura” definindo assim um conceito que é utilizado atualmente. Seu estudo sistemático, por possuir regularidades e permitir análise das ações baseado no processo cultural e evolução humana. Possibilita um estudo preciso na comparação das raças com mesmo grau de civilização. Reiterando essa premissa é possível verificar, entre outros estudiosos, afirmações em que a cultura foi responsável pela distanciação do ser humano da natureza já que o valor intelectual foi imprescindível na