Resenha
Disciplina: História
Professora: Carolina Giovannetti
Resenha sobre o documentário
“BROWLING FOR COLUMBINE”
Aluna: Ana Carolina Almeida Linhares nº 02 Rafael Silva Rego n°33
Turma: 3ºDME
Belo Horizonte
2012
“BROWLING FOR COLUMBINE”
O documentário feito pela NRA (Associação Nacional de Espingardas) mostra a matança nos Estados Unidos construída a partir da tragédia do Liceu de Columbine.
As armas de fogo eram comercializadas em bancos e as balas em barbearias; e as crianças tinham fácil acesso a esses instrumentos de carnificina. Para os americanos, estarem armados era símbolo de responsabilidade, quem não possuísse o porte de uma arma seria um “irresponsável”. Muitos possuíam armas para autodefesa ou para defesa de segundos. Seria um dever de cada cidadão americano defender sua família, e para cumpri-lo deveriam andar armados.
A aprovação do decreto que mandava seus cidadão andarem armados na Constituição americana não significava, necessariamente, o porte de uma arma de fogo.
A tragédia que ocorreu no Liceu de Columbine, dois adolescentes massacraram a tiros doze alunos e um professor. Mais de 900 tiros foram disparados deixando dúzias de outros feridos. Por fim, suicidaram.
No documentário é feito uma serie de questionamentos porque em outros países que também possuem o porte de arma livre existem menos crimes com armas de fogo. Mas não se explica porque os Estados Unidos morriam cerca de onze mil pessoas anualmente por uma arma de fogo.
O medo tomou conta dos americanos, crianças foram proibidas de baterem na porta de estranhos durante o Halloween. A mídia, as corporações e o governo aterrorizou o publico americano.
Os negros são julgados no documentário de forma racista contando assim a historia dos Estados Unidos pelo o desenho South Park. No documentário mostra também que os negros sempre são os maiores suspeitos por qualquer crime que tenha ocorrido no país.