Resenha
MACAPÁ-AP
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA DE ENGENHARIA ECONÔMICA II
PROFESSOR Luiz
LAISA SUENE DA COSTA PENHA
TURMA: EPR-24
PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO VIDRO
MACAPÁ-AP
2012
INTRODUÇÃO
A elaboração do processo de produção de vidro Float. Dentro de uma linha de produção é a fase inicial que vai desde o recebimento das matérias-primas na fábrica, passando pela estocagem, dosagem, mistura e finalmente fusão, a partir dessa fase ocorrera o processo de beneficiamento do vidro através dos seguintes processos: Banho, Recozimento, Escanner, Recorte, Armazenamento e Transporte.
Num termo mais amplo a elaboração do vidro vai um pouco além desses domínios. É de sua responsabilidade o desenvolvimento das matérias-primas,sua especificação e o controle de sua qualidade, a adaptação da formulação do vidro para que este tenha as propriedades exigidas pelos produtos que iram ser constituir, e pelo processo que vai conformá-lo. A maior parte do custo desse produto final está na instalação necessária.
PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO VIDRO FLOAT
O QUE É A FABRICAÇÃO DE VIDRO?
Fabricado de forma rudimentar pelos egípcios desde a mais remota Antiguidade (Século 27 a.C), o vidro acompanha a história do homem e está cada vez mais presente na vida moderna. Substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa em fusão, o vidro é material complexo que pode ser transformado em um grande número de produtos, compondo objetos de propriedades físicas e químicas bastante distintas. Ele pode apresentar-se nas mais variadas formas -dos vidros de janelas e dos objetos domésticos à lâmpada elétrica, passando pelos automóveis, televisão, computadores e chegando até os laboratórios e os mais sofisticados instrumentos ópticos. Suas principais características são a transparência e a dureza.
COMO É FEITO?
O vidro é fabricado a partir de algumas das matérias primas mais