RESENHA
GRAY, David E. Coletando dados: entrevista. In ______. Pesquisa no mundo real. Porto Alegre: Penso, 2012, pp. 299-319.
O autor do texto descreve que a entrevista é uma conversa entre pessoas, na qual uma delas cumpre o papel de pesquisador. Durante esse processo são estabelecidas perguntas escritas que são organizadas de forma estruturada e metodológica. A pesquisa semiestruturada permite ao pesquisador aprofundar-se em buscas de respostas mais detalhadas sob determinados assuntos.
Buscando apresentar a pesquisa de forma clara e de fácil compreensão o autor do texto apresenta abordagens de entrevistas.
A primeira trata-se de entrevistas estruturadas onde são usadas para coletar dados para analise quantitativa. Para a mesma são utilizados questionários preparados antecipadamente e perguntas padronizadas. Com relação a coleta dos dados, ou seja , as respostas referentes a pesquisa realizada pelo entrevistador em uma planilha padronizada.
As entrevistas estruturadas são utilizadas principalmente como recursos de discussões mais abertas.
Em seguida, o autor descreve as entrevistas não diretas. Esse tipo de entrevistas é usado para explorar uma questão ou um tópico em profundidade. Nessa pesquisa as perguntas não costumam ser pré-planejadas, ou seja, para elaborar as questões referentes o pesquisador deve ter uma noção dos objetivos da pesquisa e assim de quais questões serão tratadas na entrevista.
A terceira abordagem corresponde as entrevistas semiestruturadas. As quais são usadas por muitas vezes na analise qualitativa. Esse tipo de entrevista não é padronizado. Dependendo da condução do entrevistador a ordem das perguntas pode mudar no decorrer da entrevista. Durante a reavaliação da entrevista podem ser feitas perguntas adicionais, ou seja, perguntas que não haviam sido previstas no inicio da entrevista.
Logo após o autor descreve as entrevistas direcionadas, que são aquelas baseadas nas respostas