Resenha
Curso: Nutrição 2011.2
Disciplina: Educação Alimentar e Nutricional
I Fórum de Ensino, Gestão e Práticas na atenção Primaria em Saúde no Recôncavo da Bahia.
A Atenção Primária à Saúde pode ser compreendida como uma estratégia de organização da atenção à saúde, ela é de forma regionalizada, contínua e sistematizada, ela envolve um conjunto de ações básicas que são essenciais à população,além disso, impulsiona a prestação da assistência de forma integral, possibilitando o acompanhamento do indivíduo em todo o processo saúde, doença e cuidado.
No Brasil, a Atenção Primária à Saúde incorpora os princípios de Reforma Sanitarista, levando o Sistema Único de Saúde para enfatizar a reorganização do modelo assistencial, a partir de um sistema universal e integrado de atenção à saúde. O modelo médico assistencial é uma forma de organização tecnológica do processo do trabalho em saúde .Pode-se identificar praticas que pode ser assistencial, tendo como objeto a doença; praticas preventivas que tem como objeto os riscos que as pessoas ou grupos se expõem; e praticas promocionais que tem como objetos os determinantes do processo saúde doença, que não são exclusivamente biológicos e sim sociais.
O sistema de atenção primaria à saúde do Recôncavo é um sistema ainda precário no sentido de que não tem a atenção primaria como uma estrutura forte. A maioria dos serviços ainda necessita adequar suas práticas para melhor atendimento à demanda populacional. Além disso, a Atenção Primária no Recôncavo se executa por meio de equipes de saúde da família, equipes de saúde bucal e agentes comunitários de saúde e núcleos de apoio. O SUS significa em termos numéricos o maior sistema de saúde público baseado na Atenção Primária.
A construção de um sistema de serviços de saúde democrático (universal,igualitário e integral) constitui um processo social e político que se realiza por meio de formulação de políticas públicas voltadas