RESENHA
UNIDADE ACADÊMICA DE PESQUEIRA
LICENCIATURA EM PADAGOGIA
Aluna: TAMIRES DOMINGOS VAZ
Disciplina: OPTATIVA 2 - EDUCAÇÃO CULTURAL E SOCIEDADE: ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA
RESENHA CRÍTICA
PESQUEIRA – PE
NOV/2013
Atividade OPT
Concluindo leitura de George Orwell (Revolução dos Bichos). Um livro ótimo e indicado para quem ainda não leu e precisa um pouco mais de conhecimento.
Uma história que se passa em uma fazenda na Inglaterra onde os bichos trabalham de mais e são mal pagos, por tudo que aquilo que eles fazem. Eles sonham com uma revolução e com uma sociedade onde todos os animais sejam iguais e livres dos humanos. Um dos melhores livros que tive o prazer de ler. É incrível a quantidade de informações importantes para a sociedade em um livro tão fininho. Leitura obrigatória para expandir os conhecimentos em organização social. A obra estudada e citada é maravilhosa. Um livro que diz muita coisa, de forma clara, simples, e objetiva, uma leitura imprescindível, imperdível e inesquecível, Um livro basicamente sobre a hipocrisia da tirania. Orwell ao escrever esse livro se referia a Revolução Russa. A capacidade que Orwell tem em mostrar tal crítica sobre poder e determinadas classes é fascinante. Sem dúvida minha percepção sobre política e sociedade mudou após a leitura.
George Orwell, através de A Revolução dos Bichos, construiu uma crítica ao sistema político proposto por Stálin. Afinal, o autor se denominava socialista, mas tinha por objetivo destruir o “mito soviético”, apresentando este movimento como totalitarista. Várias análises literárias e ideológicas já foram realizadas sobre esta obra, mas o melhor mesmo é lê-la e ter sua opinião própria. Fica a frase clássica cunhada no livro:
“Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros”.