Resenha
Para Izidoro, escrever implica em: obedecer às regras gramaticais, procurar a clareza e agradar o leitor, resultando assim na obtenção de uma resposta correta (aquela que corresponde à idéia que temos em mente e desejamos passar para aquele que ler a mensagem). Além disso, é necessário tornar comum aos outros os nossos pensamentos, e usar na comunicação escrita alguns elementos persuasivos que suavizem a transmissao dos nossos pensamentos e provoquem a simpatia do leitor.
Uma autentica estrutura de comunicação é formada por remetente, destinatário e mensagem. O código também pode ser encaixado nessa estrutura como uma quarta peça, que embora nem sempre visível, é uma peça essencial na estrutura da comunicação, pois é a partir dele que um estímulo físico qualquer pode virar signo.
Quando o remetente liga um significado a um significante, forma um signo e realiza uma codificação. Já o destinatário, ao receber o signo, captando o significante e extraindo o significado, realiza a descodificação. Se esta descodificação não for feita corretamente, não haverá possibilidades de haver a resposta esperada.
Para finalizar, para que uma mensagem seja correta e obtenha uma resposta esperada, devemos evitar os ruídos (interferências de ordem física, cultural ou psicológica), para isso, remetente e destinatário devem manter-se firmes em suas posições, preocupando-se especialmente com o entendimento da mensagem. Mas como toda regra tem sua exceção, o ruído pode ser muito útil nas mensagens em que desejamos provocar impacto no leitor.No decorrer de toda a historia, o autor, ilustrar seus pensamentos com o exemplo do gerente apressado; mas é só no final que ele nos conta quem é esse gerente: ele diz que o gerente é um pouco de cada um de nós, lutando sempre por comunicar as nossas