Resenha
Leonardo Linhares E Daniela Bessa
O resumo, estudado na aula anterior, de acordo com Machado (2002), constitui-se como plano global de textos como a resenha. Mas deve-se tomar cuidado com os diferentes tipos de orientações dadas a respeito de como se produzir um resumo, e mesmo, da confusão de resumo com resenha.
Resenha é um tipo de resumo crítico, mas mais aprofundado que este. Ela contém comentários e opiniões, julgamento de valor, comparações com outras obras e avaliação da relevância da obra. Geralmente é feita por especialistas no assunto. A finalidade da resenha é de informar sobre as contribuições do autor da obra avaliada, não cabendo ao resenhista modificar o pensamento do autor. Segundo Andrade (1997), resenha é um relato minucioso das propriedades de um objeto, ou de suas partes constitutivas; é um tipo de redação técnica que inclui variadas modalidades de textos: descritivo, narrativo e dissertativo.
Estruturalmente, descreve as propriedades da obra (descrição física da obra), relata as credenciais do autor, resume a obra, apresenta suas conclusões e metodologia empregada.
A resenha deve conter os seguintes elementos indicados no quadro abaixo:
I. Capa e Folha de Rosto (ou Cabeçalho), identificando a instituição educacional, a disciplina, o professor que solicitou o trabalho, o nome do aluno.
Elementos PréTextuais
II. O título da resenha deve ser diferente do título da obra que está sendo resenhada, mas deve estar relacionado com a mesma. Deve ser centralizado, em fonte tamanho 12, espaçamento de 1,5 linhas
III. Referências bibliográficas completas da obra resenhada, alinhadas à esquerda, fonte tamanho
12, espaçamento simples.
I. Iniciar apresentando as credenciais do autor do texto resenhado, ou seja, apresentar o autor da obra (breve biobibliografia e outros dados relevantes). Elementos Textuais
II. Apresentar a obra em seus aspectos formais (se está numa Coleção, Série; a editora;