Resenha
Turma: 1BN
Disciplina: Psicologia
Professor: Paulo Vinicius
Componentes: Áurea Gomes dos Santos
Resenha do filme:
Direção: Laís Bodanzky
Roteiro: Luiz Bolognesi
(baseado no livro autobiográfico de Austregésilo Carrano Bueno,
Canto dos Malditos)
Atores Principais: Rodrigo Santoro, Othon Bastos, Cássia Kiss, Gero Camilo, Caco Ciocler entre outros.
Bicho de Sete Cabeças
Neto - um jovem de 17 anos – é recluso, introspectivo, vive numa família humilde, desprovida de diálogo, como muitas por aí. Seu pai é austero e sua mãe completamente indiferente. O adolescente tem um comportamento típico daqueles que são influenciados por “amigos” e se envolve com drogas, pichações e prostituição, embora esta última não seja aceita por ele. Seu pai encontra um cigarro de maconha em suas coisas, o julga viciado e, com a ajuda de sua outra filha, o interna num hospital psiquiátrico. A partir daí, surge uma sucessão de fatos que mudam por completo a vida de Neto. Sem nenhum diagnóstico, ele é mantido num manicômio e recebe o mesmo tratamento que doentes mentais.
O filme supracitado trata-se de dois aspectos de extrema importância: a falta de diálogo e incompreensão em um lar juntamente com suas consequências e o descaso aos internos nas instituições manicomiais regados a métodos de tratamento que baseiam-se em atitudes cruéis.
Em relação ao aspecto familiar, nas poucas vezes em que pai e filho conversam, é notória uma superficialidade e agressividade por ambas as partes. Mesmo assim, Neto demonstra alguma consideração por seu genitor quando o acompanha ao futebol e à fictícia visita ao hospital (quando seu pai o interna por consumo de drogas).
A família, munida de “boas intenções”, o encaminha a um hospital, pois os profissionais que os recebem, com todos os seus conhecimentos científicos, garantem que o jovem passará por um confiante tratamento, acreditam que Neto será recuperado de seu vício. Além da