Resenha
Gessiane Rodrigues de Sousa Santos
O presente texto refere-se ao filme “Como as estrelas no céu, cada criança é especial”, e traz uma discussão sobre uma importante fase no desenvolvimento das crianças que é o escolar; um processo de aprendizagem onde competências, habilidades, conhecimentos, comportamentos e valores são adquiridos e moldados. Toda criança passa por essa fase e levando em consideração suas diferenças este se resulta em um processo fácil para uns e difíceis para outros. Nessas diferenças individuais surgem algumas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, e o filme de Aamir Khan é uma belíssima obra que retrata um drama sobre Ishaan Awasthi de 8 anos que sofre com a dislexia, onde as letras dançam no seu caderno e ele não consegue se concentrar e prestar atenção nas aulas.
O desenvolvimento das crianças no período escolar caracteriza-se pela viragem para o exterior. As arenas de desenvolvimento deixam de ser só o lar e passam a ser a sala de aula, vizinhança e o grupo. Ao longo deste período, a criança sofre importantes transformações em termos físicos, cognitivos e psicossociais. Apesar de a família continuar a ter um grande impacto na sua personalidade, o grupo de pares torna-se mais influente que anteriormente. (BRASIL. INFOPÉDIA, 2012)
Este filme vai além de apenas uma história de ficção, ele nos mostra a realidade de diversas crianças e professores no ambiente escolar. O primeiro aspecto ponto de discussão trata-se da forma em que o aluno em questão é tratado na sala de aula: instituição de ensino com normas rígidas e professores autoritários formadores de classes homogêneas, escondendo aquilo que é diferente e dificultando mais ainda o descobrimento de problemas de aprendizagem. Algum tempo atrás as escolas utilizavam esse método para disciplinar e controlar seus alunos, mas com o desenvolvimento da área escolar isso foi sendo deixado de lado e os métodos de