resenha
Demonstra que construir uma linguagem clara e acessível na área contábil não é simples. Para isso, propõe-se a obra Contabilidade Básica, com noções introdutórias, porém essenciais sobre este tema, sem perder o rigor técnico e aplicação de conceitos.
Atualizado com as principais modificações ocorridas nas Normas Brasileiras de Contabilidade, resultantes de processo de normatização internacional. O objetivo da obra é tratar de todos os temas de interesse dos estudantes e profissionais de contabilidade.
Logo de início, os autores apresentam a nova forma de apresentação de normatização de contabilidade, referente ao Balanço Patrimonial e a Demonstração de resultados dos Exercícios Futuros, além da variação do grupo Ativo Intangível no Balanço Patrimonial.
Nesse argumento, os autores instituem na estrutura da obra, novos critérios de avaliação dos ativos e passivos, com destaque da implantação do conceito de valor justo desses elementos do patrimônio e dos ajustes de avaliação patrimonial e dos ajustes a valor presente. Com nessa fundamentação teórica, os autores usam normas internacionais para adequação à Norma Brasileira de Contabilidade.
Por fim, usa-se a nítida separação da escrituração contábil e a nova definição do conceito de empresa coligada.
Apreciação:
Com o conhecimento técnico científico, os autores conseguem a abrangência grau de atualização e didatismo de alta qualidade. A obra é indispensável para todos os que desejam iniciar seus estudos na área contábil e ter como referência em material completo e bem elaborado.
Indicação da obra:
Esta obra de apoio, consiste no conhecimento extra, para professores e estudantes. Como dito, é composto por itens que complementam o conteúdo dedicado na sala de aula.
Esta é mais uma de demonstrar e criar subsídios que facilitem a aprendizagem e que possam colaborar o conhecimento de contabilidade.
Referências Bibliográficas:
Neves, Silvério das; Viceconti, Paulo Eduardo.