Resenha
JUNQUEIRA FILHO, Gabriel Andrade. Linguagens Geradoras: Seleção e articulação de conteúdos em educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2013. 112 p. Gabriel de Andrade Junqueira Filho é pedagogo, mestre e doutor em educação pela PUC/SP, professor da Faculdade de Educação UFRGS, autor de Interdisciplinaridade na pré-escola: anotações de um educador “On The Road” e Linguagens Geradoras : Seleção e Articulação de Conteúdos em educação infantil. Em “LINGUAGENS GERADORAS” Junqueira Filho discute o papel da criança no processo de aprendizagem e nas situações de aprendizagem criadas pelos professores. Ele propõe ainda, que o planejamento e a avaliação sejam baseados nas inúmeras linguagens do mundo infantil.
O autor ressalta a importância da ação educativa em conjunto com supervisores, professores e da relação entre professores e crianças, visando maior conhecimento dos alunos pelo educador, para que este possa identificar os conteúdos programáticos mais significativos da vida delas na escola e divide o planejamento em parte cheia e parte vazia. A parte cheia do planejamento refere-se à formação do professor e sua pratica e a parte vazia, ao cotidiano, sendo preenchida através da construção do vinculo entre professor, aluno, família e demais profissionais da escola.
O conceito de planejamento e avaliação destaca a seleção e articulação de conteúdos e foi criado pelo autor sob grande influencia de Paulo Freire com a concepção de temas geradores e de Charles Sanders Peirce com sua concepção de linguagem, para dar suporte ao professor, servindo de instrumento da descoberta do que as crianças precisam