Resenha
Curso Pedagogia
RESENHA CRITICA
Ler e escrever.
Livro: KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.
No livro, Ler e Escrever, Koch e Elias apresentam de forma didática, teorias sobre o ensino de produção de textos. As autoras iniciam a obra com um capítulo destinado a abordar as diferenças entre texto oral e texto escrito. Para a elaboração do discurso, fazem uso das teorias de Marcusch (1995), autor que exemplifica muito bem as diferenças estruturais dos textos falados e escritos. A explicação formulada pelas autoras ajuda o leitor a entender como os textos orais e escritos são construídos.
As autoras utilizam muitos textos e imagens, como exemplos para suas teorias. Apresentam a língua como uma forma de interação, nesta concepção, escritor e leitor tornam-se sujeitos ativos na construção de sentido texto, demonstrando que os conhecimentos compartilhados por escritor e autor influenciam a compreensão do texto, diretamente. A criação de diferentes gêneros está relacionada aos diferentes processos interacionais da sociedade. As autoras, também, apresentam o conceito de Bakhtin sobre os gêneros textuais.
O quarto e quinto capítulos são dedicados à contextualização e a intertextualidade. As autoras comentam sobre as concepções da palavra contexto, criadas durante o desenvolvimento da Linguística Textual, e utilizam muitos exemplos para mostrar a importância da contextualização na compreensão de texto. No inicio quinto capítulo, as autoras apresentam uma pequena definição sobre a palavra intertextualidade, durante o desenvolvimento do capítulo, tratam da intertextualidade intergêneros, tema que também é tratado por Marcuschi (2002). O último tópico do capítulo é a intertextualidade no ensino da produção escrita, neste tópico as autoras tratam da importância de uma boa explicação aos alunos em relação aos objetivos da