resenha
A resenha é um comentário crítico sobre um artigo ou livro. Da mesma forma que o fichamento, a resenha possui estilos diferentes dependendo do "lugar" de quem analisa o trabalho, sua competência intelectual e a expectativa criada pelo texto lido.
Podemos propor um roteiro básico de resenha na seguinte forma:
• Cabeçalho: identificação do autor, obra, editora, ano, tradutor (em caso de livro estrangeiro), ano de publicação e número de páginas.
• Título: recomenda-se que se coloque um título na resenha para dar um caráter autoral ao trabalho, este pode vir mesmo antes do cabeçalho, com a identificação da obra resenhada.
• Introdução: relaciona-se o tema do trabalho e expõe-se brevemente o seu conteúdo. Tal operação pode ser feita relacionando o trabalho ao seu ineditismo, ou ainda, às contribuições que possa fornecer em termos de compreensão de uma problemática atual.
• Desenvolvimento: Dependerá da natureza do trabalho. Caso seja um livro de artigos, estes deverão ser comentados criticamente, um por um. Numa outra proposta, com um artigo, ou ainda, um livro temático, a crítica incidirá sobre a estrutura da narrativa – como o autor constrói o seu objeto, qual a sua hipótese central, como a desenvolve em termos de comprovação, que tipo de fontes utiliza, como as utiliza, enfi m, como trata o problema proposto. Tudo isso de forma crítica e o menos expositiva possível.
• Conclusão: uma avaliação do trabalho como um todo, relacionando a proposta central e o sucesso (ou não) do autor em desenvolvê-la. A crítica deve ser responsável e bem embasada. Não basta falar mal!
Dicas gerais
• Em geral, as resenhas não são trabalhos volumosos; calcula-se o número de páginas em função do veículo de publicação da resenha, ou ainda pelos limites impostos por quem a pede.
• Quando se está resenhando uma coletânea organizada com trabalhos de vários autores, é necessário que todos as contribuições sejam comentadas em seus aspectos centrais