resenha
DATA: 30/09/2012
TUTOR: Selma Marcelli
ALUNO: Érico Pereira da Cunha
TÍTULO: Respeitar e promover os direitos humanos: uma obrigação do servidor policial.
É preciso respeitar todas as pessoas, sem distinção de raça, cor, credo e religião. Devemos sempre pensar no direito do homem e do cidadão, respeitando seus direitos e deveres e principalmente tratando todos com dignidade e promovendo e atentando com os direitos humanos, principalmente se estamos ocupando uma função pública, como servidor policial. Direitos humanos derivam da dignidade e valor inerente à pessoa humana, e esses são universais, inalienáveis e igualitários. Isto significa que são inerentes a cada ser humano, não podem ser tirados ou alienados por qualquer pessoa; e todos têm os direitos humanos em igual medida.
Um exemplo de contribuição para idéia dos direitos humanos foi o surgimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos , que um texto, onde contem vários artigos em que trata dos direitos do homem e tem o grande mérito de terem inspirado legislações ao redor do mundo, mas não tem força legal ou institucional. O servidor policial deve promover os direitos humanos e também respeitar todas as pessoas a que se referem, tratá-las com respeito e dignidade. Sua função é protegê-las e não menosprezá-las com humilhações nem maus-tratos.
O servidor policial deve promover os direitos humanos e também respeitar todas as pessoas a que se referem, tratá-las com respeito e dignidade. A relação entre polícia e direitos humanos está centrada nas noções de proteção e respeito, e pode ser uma relação muito positiva. Sua função é protegê-las e não menosprezá-las com humilhações nem maus-tratos. A população precisa de uma polícia ética, honesta e leal. A razão principal dos direitos humanos é lidar com um tipo específico de violação – o abuso de poder pelo Estado. Os padrões internacionais de direitos humanos têm o objetivo de prevenir que as pessoas se tornem