Resenha
Isaac Newton inaugura a ciência moderna com a publicação em 1687 dos Princípios Matemáticos da Filosofia Natural (Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica, daqui pra frente referido simplesmente como Principia). A obra apresenta uma série de conceitos científicos que se tornariam fundamentais para a compreensão dos fenômenos em vários campos da física. Especialmente, o conceito de espaço absoluto que permanece entranhado em quase todas as teorias que surgiram nos séculos que se seguiram. Há traços deste conceito inclusive, e ao contrário do que possa parecer, em teorias contemporâneas como a Mecânica Quântica e as teorias da Relatividade Especial e Generalizada.
Será apresentado nessa resenha conceitos e um pouco da história da vida de Newton baseando principalmente no livro Origens e Evolução das idéias da Física de José Fernando Rcha, Roberto I. Leon Ponczek, Suani T. Rubim de Pinho, Roberto F. Silva Andrade, Olival Freire Júnior e Aurino Ribeiro Filho; edição EDUFBA, 1ª edição, Salvador, 2002, páginas (103-111). Ao longo do texto farei referências ao livro, na forma ``(pg- nr)'', onde nr é o número da página com textos relevantes para o aprofundamento do estudo. Apresentarei a teoria proposta, e comentarei algumas de suas características. Finalmente, tecerei considerações finais.
A obra de Isaac Newton
Em 1666, uma grande peste assolou a Grã-Bretanha fazendo com que o Trinity College fosse encerrado, levando Newton a refugiar-se em sua propriedade de Woolsthorpe (pg-103).
Seu gênio científico despertou exatamente nesse período chamado ano dos milagres, pois nesse ano ele desenvolveu o teorema do Binômio, o Cálculo diferencial e integral, a lei da gravidade e a natureza das cores sendo um salto para a ciência. A lei da gravidade Nesse ano Newton deduziu que uma maçã caindo sobre uma superfície terrestre e a Lua girando em torno da terra tinha algo em comum: a mesma força puxava-os para o centro da terra e isso implicava uma lei