resenha
O filme Escola da Vida mostra-nos a realidade de muitas escolas, onde professores ainda utilizam métodos ultrapassados ou seja metodologias que não despertam o interesse do aluno. O filme coloca em destaque um professor conhecido como o Sr. D. que sempre conseguia despertar o interesse dos seus alunos e tornava assim as suas aulas mais dinâmicas e proveitosas.
O professor Matt após a morte de seu pai queria conquistar a posição que antes o seu pai tinha de receber o troféu como o professor do ano. Ao chegar na escola, Matt tenta agradar seus alunos, porem suas metodologias eram ultrapassadas e não conseguia chamar a atenção da classe. Ao se deparar com o professor Sr. D. que sempre conseguia atrair a atenção dos seus alunos de uma maneira dinâmica, relacionando com todos e ensinando de uma maneira divertida onde todos aprendiam, Matt ficou incomodado pois a atenção não estava voltada a ele.
O Sr. D. sempre inovando e aplicando algo novo na vida de seus alunos, sempre conseguia atrair a atenção de todos tornando a cada dia as aulas mais prazerosas, pois o mesmo se dedicava com total amor a sua profissão, sua aula não era um lugar onde somente o professor falava, era um lugar de construção e troca de conhecimentos em que tanto professor como aluno participavam. Sr. D. era um excelente professor mesmo com todas a debilidades físicas sempre foi motivo de orgulho pra os seus colegas. Com a morte do Sr. D. acometido de um câncer, Matt resolveu mudar e usou o exemplo do Sr. D para conquistar seu sonho de ser um grande professor, suas metodologias mudaram, passou a se relacionar melhor com seus alunos, criou um espaço na sala de aula de compreensão onde todos participavam do processo, usou o que os alunos gostavam.
Este filme faz-nos refletir, precisamos procurar métodos e técnicas que despertem o interesse do aluno, criando na sala de aula um espaço de construção do conhecimento.