resenha
2) Custo variável varia segundo o volume de vendas ou de produção indústria. 3) É aquele que pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. É aquele que pode ser atribuído (ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. 4) São os custos que podem ser relacionados diretamente aos produtos fabricados ou serviços prestados, porque há uma forma fácil e objetiva de medir seu consumo na fabricação de um produto ou na prestação de serviço. Por exemplo:
Matéria-prima: normalmente, a empresa sabe qual a quantidade exata de matéria-prima que está sendo utilizada na produção de uma unidade do produto. Sabe-se o preço da matérias prima e o custo daí resultante está associado diretamente ao produto.
5) Margem de contribuição é quantia em dinheiro que sobra do preço de venda de um produto, serviço ou mercadoria após retirar o valor do gasto variável unitário, este composto por custo variável unitário e despesas variáveis. Tal quantia é que irá garantir a cobertura do custo fixo e do lucro, após a empresa ter atingido ponto de equilíbrio, ou ponto crítico de vendas (break-even-point). 6) Ponto de equilíbrio é o valor ou a quantidade que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas 7) A margem de lucro configura o percentual da receita total em valor líquido que o produtor recebe depois que os custos são descontados. Em outras palavras, o lucro do produtor ou a diferença entre o preço de venda e os custos de produção. 8) Mark-up ou mark up é um termo usado em