resenha
A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativas ou não-lucrativas.
A dministração é imprescindível para existência, sobrevivência e sucesso das organizações.
A teoria geral da administração (TGA) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da administração em geral.
Em função dos aspectos exclusivos de cada organização, o administrador define estratégias, efetua diagnostico de situações, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade.
Heisenberg. Pela qual o processo de se abservar um fenômeno altera o fenômeno.
Segundo Katz, o sucesso do administrador depende mais do seu desempenho e da maneira como lidar com pessoas e situações do que seus traços particulares de personalidade.
Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais.
As habilidades conceituais estão relacionadas com o pensar, com o raciocinar, com o diagnóstico das situações e com a formulação de alternativas de solução dos problemas.
Empregabilidade significa a capacidade que uma pessoa tem para conquistar e manter um emprego.
As competências - qualidades de quem é capaz de analisar uma situação, apresentar soluções e resolver assuntos ou problemas - constituem o maior patrimônio pessoal do administrador.
Conhecimento significa todo o acervo de informações, conceitos, idéias, experiências, aprendizagens que o administrador possui a respeito de sua especialidade.
Isso significa aprender a aprender, a ler, a ter contato com outras pessoas e profissionais e, sobretudo, reciclar-se continuamente para não torna-se obsoleto e ultrapassado em seus conhecimentos.
O conhecimento é necessário e fundamental; mas não é