Resenha
CURSO DE LETRAS
ALINE LUIZE DOS ANJOS
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO
ORGULHO E PRECONCEITO
CURITIBA
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
CURSO DE LETRAS
ALINE LUIZE DOS ANJOS
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO
ORGULHO E PRECONCEITO
Trabalho apresentado á
Disciplina de Teoria da Literatura I
Serie: 1º Período Professora: Raquel Illescas Bueno
CURITIBA
2013
Uma obra repleta de ironia e critica a sociedade inglesa do século XVIII. Aline Luize Dos Anjos
O romance Orgulho e Preconceito da escritora Jane Austen retrata alguns aspectos da realidade inglesa no século XVIII, período no qual a autora viveu por esse fato a narrativa é tão completa e intensa.
A obra se desenvolve a partir do romance entre Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy. A jovem Elizabeth Bennet (Lizzy) é uma moça muito ativa e vivaz que tem hábitos e maneiras de pensar diferentes dos das moças de sua época. Ela mora com seus pais e com mais quatro irmãs, sendo a mais velha a linda e delicada Jane Bennet, como de costume em sua época as moças e suas famílias se importavam muito com o casamento e principalmente o casamento por interesse, sendo esse o foco principal de toda a trama, Lizzy diferentemente das outras buscava o casamento por amor.
Infelizmente tive o prazer de ler esta obra só este ano, e fiquei encantada, com a maneira que a escritora buscou, de uma forma simples e algumas vezes cômica retratar alguns costumes e hábitos da sociedade inglesa, relatando o cotidiano, a forma que a mulher era vista naquela sociedade, os preconceitos sociais relacionados a realidade da área rural da Inglaterra.
Enquanto estive lendo com muita emoção principalmente nos