Resenha
DANIELLA BRITTO E ATAYDE ALMEIDA
RESENHA CRÍTICA DO TEXTO ‘SUMARIZAÇÃO DO LIVRO: A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL’
FEIRA DE SANTANA-BA
Maio de 2010
DANIELLA BRITTO E ATAYDE ALMEIDA
RESENHA CRÍTICA DO TEXTO ‘SUMARIZAÇÃO DO LIVRO: A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL’
Resenha Crítica apresentada à Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC como um dos critérios de avaliação da disciplina Administração Estratégica do curso de pós-graduação em Controladoria e Finanças.
ORIENTADOR – PROFº ALEXANDRE SILVA
FEIRA DE SANTANA-BA Maio de 2010
KIM, W, Chan e MAUBORGNE, Renée. A Estratégia do Oceano Azul. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
Este é um livro que traz um conceito inovador na abordagem da administração estratégica. Paradoxalmente à estratégia do oceano vermelho, onde o maior fundamento é enfrentar os adversários com o objetivo de derrotá-los para abrir caminhos num território limitado, a estratégia do oceano azul considera os adversários (concorrentes) como algo irrelevante, pois a busca por espaços inexplorados adotando uma abordagem nada convencional, que é a inovação de valores, a deixa em situação favorável, embora ainda envolva oportunidades e riscos, proporcionando, ao mesmo tempo, diferenciação e baixo custo.
Como instrumento de diagnóstico e desenvolvimento da estratégia do oceano azul são utilizadas ferramentas. São quatro ações que constroem uma nova curva de valor: Eliminar atributos de valor que há muito tempo serve de base para a concorrência no setor; Reduzir a supervalorização de produtos e serviços oferecidos; Elevar a qualidade e, consequentemente, o interesse dos clientes; e Criar fontes novas de valor para os compradores.
Quando expressa na forma de uma curva de valor, a estratégia eficaz apresenta três qualidades complementares: foco claro e demonstrado, singularidade, ou seja, divergir da