Resenha
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: ÉTICA
PROFESSOR: FRANCISCO SAMUEL
PERÍODO: V
RESENHA CRITICA
Zildenir Almeida da Silva
Jáicós- PI, abril de 2012.
-------------------------------------------------
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução, textos adicionais e notas Edson Bini. Bauru, SP: EDIPRO, 2ª Ed. 2007.
Zildenir Almeida da Silva
Aristóteles nasceu em Estagira (atual Tessalonia), cidade grega e então colônia da macedônia, cerca de trezentos quilômetros a norte de Atenas. O ano de seu nascimento é duvidoso-385 ou, mais provavelmente 384 a.c. Filho de Nicômanco e Festias, seu pai era medico e membro da fraternidade ou corporação dos Asclepiades (ou seja, filhos ou descendentes de Asclépio, o deus da medicina). A arte medica era transmitida de pai para filho. As obras de Aristóteles foram perdidas na sua integra; outros chegaram a nós parciais ou muito incompletos; de outras restam apenas Fragmentos; outras, ainda, embora estruturalmente integras, apresentam lacunas facilmente perceptíveis ou mutilações.
É quase certo que boa parte da perda irreparável da obra aristotélica tenha sido causa pelo criminoso incêndio da biblioteca de Alexandria, ocorrido por volta do ano 200 a.c. Ética tenha sido causa pelo criminoso incêndio da biblioteca de Alexandria, ocorrido por volta do ano 200 a.c. Ética a Nicômanco esta escrito em 10 livros, trata dos individual, a ética tais como o bem, a virtudes, os vícios, as paixões, os desejos, a amizade, o prazer, a dor, a Felicidade, etc.
Livro I fala sobre o bem, a felicidade e a virtude. Considera-se que toda arte, toda investigação é igualmente todo empreendimento é projeto previamente deliberado colimam alguns bem pelo que se tem dito, com razão, ser o bem a finalidade de toda as coisas. Finalidades da artes que lhes são subordinadas, uma vez que estas ultimas finalidades somente são visadas em função das primeiras.
Todo individuo julga corretamente os assuntos com os