Resenha
Behaviorismo: os Primórdios
John B. Watson
Foram varias as tendências que influenciaram John B. Watson na tentativa de construir a escola de pensamento behaviorista da psicologia. Assim como Wilhelm Wundt, o primeiro promotor-fundador da psicologia, Watson deixou clara sua intenção de fundar uma escola. Essa intenção deliberada é o que estabelece a nítida distinção entre Watson e os demais, hoje denominados pela historia como precursores do behaviorismo.
A Biografia de Watson
John B. Watson nasceu em um sitio próximo a Greenville, na Carolina do sul, onde freqüentou os primeiros anos de estudo em uma escola que possuía apenas uma sala. Sua mãe era extremamente religiosa, ao contrario do pai. O velho Watson bebia muito, era violento e mantinha muitas relações extraconjugais. Ele raramente conseguia manter um emprego fixo, por isso a família vivia a beira da pobreza, substituindo a custa da produção do sitio. Alguns vizinhos os desprezavam, enquanto outros sentiam pena deles. Quando Watson estava com 13 anos, seu pai fugiu com outra mulher e nunca mais voltou, Watson jamais o perdoou por isso, e anos mais tarde quando se tornou rico e famoso, seu pai foi procurá-lo em Nova York, mais Watson não quis velo.
A carreira acadêmica de Watson. Ele permaneceu na University of Chicago como professor ate 1908. publicou s dissertação sobre a maturação psicológica neurológica do rato braço, pesquisa que relava a sua preferência inicial pelo uso de animais nas pesquisas.
Os ultimo anos de Watson. Ele era inteligente, articulado bonito e charmoso, qualidades que tornavam uma celebridade. Freqüentemente aparecia em publico, cortejando e saboreando a atenção recebida. Vestia-se com elegância, participava de competições de lancha e circulava facilmente no meio da sociedade nova-iorquina. Considerava-se um grande amante e aventureiro romântico, e gostava de participar de rodadas de bebidas. Mandou construir uma mansão em Connecticurt e