RESENHA:O ÓLEO DE LORENZO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM – MESTRADO
RESENHA:O ÓLEO DE LORENZO
JOÃO PESSOA
2012
RESENHA: O ÓLEO DE LORENZO
REFERÊNCIA DO FILME
MILLER, George. O Óleo de Lorenzo. Drama de longa metragem, baseado em fatos reais. Estados Unidos. 1992.
CREDENCIAIS DO AUTOR George Miller formou-se em inglês na Universityof Alabama, onde completou o mestrado em fala, em 1941.Durante esse período na universidade, demonstrou interesse pela psicologia e ganhou uma bolsa de estudos. Foi para Harvard University, onde trabalhou no laboratório de psicoacústica, lidando com problemas de comunicação oral, obtendo o Ph.D. em 1946. Cinco anos depois, publicou um livro sobre psicolinguística, considerado um marco divisório, Languageand communication (1951).
RESUMO E COMENTÁRIO CRÍTICO DO FILME
O filme retrata uma história real de uma família comum, que vive feliz com seu único filho Lorenzo. Ele é uma criança como as outras, cheio de saúde, frequentava a escola normalmente, até que por volta de seus cinco a oito anos de idade começa a apresentar um comportamento estranho e agressivo na escola onde estuda, seus professores sem entender o que estava acontecendo, fala com seus pais sobre a ocorrência de possíveis conflitos familiares em casa, para tentar explicar o comportamento que ele vem a apresentar, mas na verdade seus pais ficam se questionando, pois nunca tinham recebido reclamações sobre seu filho e indagam que em sua casa tudo está muito bem.
Seus pais sem entender o comportamento que seu filho vem apresentando decidem levá-lo ao médico para que o mesmo passe por alguns exames e seja diagnosticado o que realmente esta acontecendo. Depois de muitos exames, os médicos chegam a um diagnóstico de uma doença rara e incurável, chamada de Adrenoleucodistrofia (ADL). Esta patologia é caracterizada por acúmulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa que atinge principalmente as células do