Resenha - O Triunfo
Inicialmente o professor tenta uma abordagem classica, uma matodologia baseada em regras, sendo constemente confrontado pelos alunos. Ao tentar uma aproximação, o mesmo se depara com situacoes extremas e realidades chocantes sobre a vida dos alunos; ao obeservar este clima sua nova estrategia é um tratamento de forma familiar, onde afrontas continuam a testar suas capacidades pedagogicas, levando-oaté mesmo a desistir e abandonar a classe.
Sua vontade de lecionar, porém é maior e ao insistir em um tratamento digno aos mesmo ele observa uma pequena inclinação positiva, o professor passa então a envolver-se também fora da sala de aula, envovendo se em suas brincadeiras e até atividades domesticas em alguns casos. Sua nova meta é despertar um novo “sonho” na vida de cada aluno.
No primeiro teste, os alunos não vão bem, o que o motiva a tentar novas abordagens. Dente as opções, ele observa o gosto dos alunos pela musica e passa a utiliza-la também como “arma” de aprendizado, envolvendo-se também de forma intensa e integral. Alguns começam então a demonstrar uma meçhora de comportamento e aprendizado.
O professor passa também a observar as caracteristicas dos alunos individualmente, logo passa a acompanhar pessoalmente alguns casos. Utilizando baralho para ensinar matematica, administrando caracteristicas de lideranca que observa em outra e encontra inclusive resistencia da direção e dos pais de alunos para dar continuidade em seu trabalho. Porem, seu esforço e relutancia mostra resultado.