Resenha: O trabalho do Assistente Social Em Contextos Hospitalares: Desafios Cotidianos.
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Faculdade de Serviço Social
Profº Benedita do Socorro Pinto Borges
Rayra Rafaela Pereira Lobato
Resenha: O trabalho do Assistente Social Em Contextos Hospitalares: Desafios Cotidianos.
Belém-2014
MARTINELLI, M. L. O trabalho do Assistente Social Em Contextos Hospitalares: Desafios Cotidianos. São Paulo, 2011.
A autora do artigo, Maria Lucia Martinelli, é uma Assistente Social, mestre e doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com Pós-Doutorado em História das Ideias Contemporâneas, pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, na área de Fundamentos Políticos das Ideias Contemporâneas. Coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia, além de ser coordenadora, consultora e membro de comitês e revistas envolvendo o Serviço Social.
O artigo, O trabalho do Assiste Social em Contextos Hospitalares, diz sobre o assiste social e seu papel no contexto hospital, nos mostra que o assiste social em seu âmbito de trabalho deve agir com sabedoria, prática, utilizando de seus recursos técnicos, e de seus ensinamentos recebidos ao longo dos anos, agindo assim, com ética e humanização, pois seu papel é tanto com o paciente quando com os familiares do paciente, e o assistente social sempre procurando aprender mais, em busca dos conhecimentos para que possa se qualificar e fazer uma intervenção de forma qualificada.
O Serviço Social é uma profissão cuja identidade é marcadamente histórica. Seu fundamento é a própria realidade social e sua matéria‑prima de trabalho são as múltiplas expressões da questão social, o que lhe confere uma forma peculiar de inserção na divisão social e técnica de trabalho. (MARTINELLI, Maria; 2011)
Para Martinelli o Serviço Social é uma profissão interventiva, que atua nas dinâmicas da vida social, intervém nas violações de direitos