Resenha "O Redescobrimento do Brasil''
Angela de Castro Gomes, doutora em Ciência Política e professora de história da Universidade Federal
Fluminense vem ao longo de seus estudos desenvolvendotrabalhos a respeito da questão trabalhista no
Brasil e seus reflexos no país nos anos 30.
Tal fato, pode ser observado no texto "O Redescobrimento do Brasil" que em a autoraprocura esclarecer as particularidades de um projeto politico que buscava dar uma nova forma ao país, um projeto político que buscava o autentico redescobrir o Brasil; esse se daria apenas através de um processo que conseguisse conjugar dois conceito, a democracia e a revolução deveriam ser utilizadas de forma a possibilitar um novo começo na historia do Brasil.
A Revolução de 30 e mais tarde, em 1937, a instauração do Estado Novo representariam tal redescobrimento; entretanto, a nova proposta política, baseada em uma democracia social deveria buscar legitimidade projetando o futuro por meio da analise do passado, o Estado Novo deveria reescrever a historia do país debruçandose sobre o passado. Para que tal legitimidade fosse então concretizada, o novo governo deveria modificar algumas concepções já enraizadas na população brasileira, entre elas o conceito de revolução. Tal conceito, desvirtuado por fatos como os ocorridos em 1822 e 1889, agora tinha uma diferente conotação; se antes as revoluções ocorridas no país visavam a destruição de forças obsoletas, a nova trazia uma proposta verdadeiramente revolucionaria e construtiva ao país.
Ao longo do desenvolvimento do texto, Gomes, procura também descrever o Estado Liberal da Primeira República caracterizando o como um governo que não conseguiu integrar o homem à terra brasileira, sendo a ''politica algo distante de tudo e de todos''. A Revolução de 30 significaria portanto o rompimento com o antigo caráter liberal da Primeira República e o inicio de uma aproximação com o povo, a questão social