resenha "o que é realidae"

378 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL – CAMPUS ARAPIRACA
RAFAEL DOS SANTOS ALMEIDA –

RESENHA DA OBRA “O QUE É REALIDADE” DE JOÃO FRANCISCO DUARTE JÚNIOR

Arapiraca / AL
2013
UNIVERSIDADE FEDREAL DE ALAGOAS – CAMPUS ARAPIRACA
CURSO DE AGRONOMIA
TURMA: B
DATA: 27/02/2013

RESENHA DA OBRA “O QUE É REALIDADE” DE JOÃO FRANCISCO DUARTE JÚNIOR

Trabalho apresentado à disciplina Produção do Conhecimento: Ciência e Não-Ciência, como requisito parcial da avaliação continuada, orientado pelo professor José Vicente Medeiros da Silva.

Arapiraca / AL
2013
Resenha: O que é Realidade

O livro “O que é Realidade” da editora brasiliense, de João Francisco Duarte Júnior, é uma obra dividida em seis capítulos em que seus subtítulos são expressões que não nos dizem nada concreto, o autor nos apresenta diferentes conceitos do que realidade, fazendo nos pensar sobre fatos do nosso cotidiano.
João Francisco Duarte Júnior é nascido em Limeiras (SP), Formado em Psicologia, e com o título de mestre em Psicologia Educacional. Atualmente leciona Psicologia da Arte na universidade Federal de Uberlândia (MG).
O autor relata sobre o homem que constrói seus fundamentos de realidade, para cada ser vivo que habita em um diferente lugar existe uma diferente realidade, que se submete a forças naturais e sociais, tendo por sua percepção uma problemática de evolução e de raciocínio, de forma a interpretá-las de maneira que possibilita conexão de solução praticas as formas desconhecidas, sendo elas por atitudes filosóficas, científicas, artísticas ou religiosas, e as demais expressões que evoluem no meio social.
Portanto só o homem pode ser construtor de suas diferentes realidades, diferenciando-se dos demais seres vivos; esta é a diferença entre o homem e animal, o animal irracional não pode desprender-se de seu ambiente real e nem viajar em seus pensamentos como o homem em seu presente, no

Relacionados

  • O preço da verdade
    276 palavras | 2 páginas
  • Resenha Crítica do Livro O Príncipe
    675 palavras | 3 páginas
  • Interrogando o ensino da leitura em diversos gêneros na escola pública: o diálogo entre professor e o aluno
    9394 palavras | 38 páginas