Resenha "o que é realidade" duarte júnior
RESENHA CRÍTICA SOBRE O LIVRO “O QUE É REALIDADE”.
DUARTE JUNIOR, João Francisco. O que é realidade. São Paulo: Brasiliense, 2004. 10ª edição, 5ªreimpressão (1ª edição: 1984).
O livro mostra as diferentes percepções de realidade – que é “o terreno firme que pisamos em nosso cotidiano” (p.8). - a partir dos diversos pontos de vista, fazendo-se necessário, assim, uma reflexão mais profunda sobre o que seria uma questão óbvia: O que é realidade? Em seis capítulos, Duarte Junior mostra toda a estrutura que se deve conhecer sobre a realidade e de como ela ultrapassa todo conhecimento científico da verdade.
No primeiro capítulo Duarte faz o uso da gíria “Cai na real”, explanando o seu significado, que seria abandonar as ilusões e voltar ao mundo concreto. A partir daí surgem questões que a primeira vista, são um tanto óbvias em relação ao conceito realidade, mas que ao analisar de maneira mais severa torna-se extremamente complexo. Partindo primeiramente do exemplo onde há elementos do mundo físico, um quadro pintado a óleo, nota-se que, segundo as diferentes formas da consciência humana se postar frente aos objetos, este item pode adquirir diferentes significados, assim assumindo mais de uma realidade. Existe também a possibilidade de aumentar ainda mais a perspectiva do real se apresentar quando se tratando de fatos não concretos como, culturais e sociais. Ao contrário da posição que se costuma colocar no dia-a-dia, o homem não é um ser passivo diante da realidade, mas sim um edificador desta, que junto à verdade – tendo valor significativo de acordo com o contexto específico –, é dada através da relação que ele mantém com o mundo.
No princípio era a palavra, em referência ao texto bíblico o segundo capítulo mostra que através da linguagem, sendo elemento relevante, deu-se o surgimento do mundo e consequentemente edificação da realidade, pois “só podemos pensar nas coisas através das palavras que as representam” (p.22),