Resenha O que é ideologia
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE BACABAL – CESB
CURSO DE BACHAREL EM DIREITO
DISCIPLINA: FILOSOFIA
PROF. DAMIÃO VELOSO
ALUNO: KARLA AMORIM TOMÉ CÓDIGO: 0137A214
Resenha sobre:
A FILOSOFIA E A VISÃO COMUM DO MUNDO
De Marilena Chauí
Bacabal
2013
Resenha sobre "O que é Ideologia"
No livro, Marilena Chauí, a princípio, faz uma análise da teoria das quatro causas, de Aristóteles, a qual se preocupa com a explicação do movimento, a causa material, a formal, a motriz ou eficiente e a final. O filósofo da Antiguidade destaca como característica desta teoria a hierarquização das causas. Chauí faz uma analogia dessa teoria com estratificações da Grécia antiga e da sociedade medieval, pois segundo essa teoria a causa final é a mais importante pois é o motivo da existência de alguma coisa, e a menos importante é a causa eficiente, que consiste em fabricar a causa material. A autora começa analisando as ideologias gregas e vai terminar no século XX.
Na sociedade da Grécia antiga a causa eficiente, em analogia, corresponderia ao escravo, e na medieval, corresponde ao servo. Ela destaca o aspecto do trabalho, que aparece como elemento secundário ou inferior, a fabricação é menos importante que o seu fim. Já a causa final, corresponde ao cidadão, na Grécia antiga e ao senhor feudal na Idade Média, pois, segundo a sua análise, em ambas, aparece como aquele que ordenou a fabricação da causa material.
A princípio, ela destaca um aspecto da ideologia que consiste na possibilidade de transpor fatos da realidade para o campo da ideias, e vice-versa.
Já no mundo moderno essa teoria da causalidade, com as contribuições de grandes filósofos, como Galileu, Descartes, Bacon... essa teoria passa a ser resumida a apenas duas causas- a eficiente e a final. Destaca-se a eliminação da causa final da natureza, entendida a partir de agora, como puramente mecânica, tomando a causa sempre e exclusivamente no sentido de causa