Resenha o que é direito
Em seu livro “O Que é Direito ” publicado pela primeira vez em 1982, pela editora Brasiliense, São Paulo, trata-se de um livro dividido em cinco partes, curto, de linguagem simples e base ideológica predominantemente socialista. Para fins de exemplificar algumas teorias, abordando as relações entre Direito e Justiça, Direito e ideologias, Direito e as leis.
No primeiro capítulo é abordada a ligação entre Direito e Lei, dando uma breve definição sobre a relação do que é Direito e o princípio do significado da palavra Lei. Tentando desconstruir a ideia errônea de que direito e lei estão estritamente ligados um ao outro sem que seja possível haver Direito sem lei. “A identificação entre Direito e lei pertence, aliás, ao repertório ideológico do Estado” (LYRA FILHO, 2012, p. 8):
Lyra Filho diz que a lei emana do estado, mas que em análise mais profunda e direta, está ligada as ideologias da classe dominante. Já o Direito, ao mesmo tempo em que nada é tudo é. Isso porque não podemos nos limitar ao que se definem por Direito de maneira limitada levando-nos a crer que lei é seu sinônimo, pois ele é uma forma de liberdade constante que se adapta, ou ao menos deveria se adaptar, às necessidades do todo social da atualidade, não podendo assim se limitar a definições prontas e inquestionáveis.
O segundo capítulo fala sobre ideologias jurídicas. É abordado o significado da palavra “ideologia” de seu significado inicial ao atual. Para fins de análise, classificaram-se as ideologias em três grandes grupos: Ideologia