Resenha o que educaçao ambiental
Marcos Reigota é doutor em Pedagogia da Biologia pela Universidade Católica de Louvain, onde defendeu tese sobre as representações sociais de meio ambiente e as práticas pedagógicas dos professores de São Paulo, fez mestrado em Filosofia da Educação na PUC-SP e licenciatura em Biologia na FFCL Farias Brito.
É pesquisador e professor na UNICAMP e USP. Coordenador, no Brasil, da Campanha Internacional “A Voz das Crianças”. Fez pós-doutorado na Universidade de Genebra sobre educação ambiental na América Latina. É professor-assistente do Departamento de Educação da Academia Internacional de Meio Ambiente de Genebra.
A idéia de escrever este livro surgiu a partir do meu contato com professores de primeiro e segundo graus, estudantes universitários, pesquisadores, técnicos de órgãos públicos, empresários e ambientalistas nos inúmeros cursos e palestras que dei pelo Brasil nos dois últimos anos.
O conteúdo desse livro é a base dos cursos e palestras a que me referi; é também o resultado de discussões sobre educação em geral e educação ambiental em particular com colegas e amigos, tais como: Fábio Cascino, Hercilia Tavares de Miranda, Moacir R. do Vallt, Nícia Wendel de Magalhães, Nilda Alves, Rosália Ribeiro de Aragão, Roseli Pacheco, Salete Abraão, a quem aproveito para agradecer o estímulo.
A educação ambiental como educação política enfatiza antes a questão “por que” fazer do que “como” fazer. Considerando que a educação ambiental surge e se consolida num momento histórico de grandes mudanças no mundo ela tende a questionar as opções políticas atuais e o próprio conceito de educação vigente, exigindo-a, por princípio, criativa, inovadora e crítica.
Claro que a educação ambiental por si só não resolverá os complexos problemas ambientais planetários. No entanto ela pode influir decisivamente para isso, quando forma cidadãos conscientes dos seus direitos e