RESENHA O PRÍNCIPE
Introdução
Nicolau Maquiavel e O Príncipe -Sobre o autor
Nicolau Maquiavel (1469-1527), foi escritor,diplomata, e pensador político, nasceu e faleceu em Florença. De origem modesta, conseguiu fazer carreira pública após ser expulso de Medici, em 1494. Executou missões junto a diversos Estados iatalianos e progrediu rapidamente na carreira.
Nunca foi nomeado ofocialmente embaixador,dirigiu frequentemente negociações de grande resposabilidade.
Foi importante na missão que desempenhou junto a Cezar Bórgia, durante as conquistas desde Romanha , em 1502.
Voltou para Florença desempenhado o cargo de segundo secretário, sob o governo de Soderini.
Foi preso po algum, tempo em 1513 e torturado, Maquiavel recebeu depois ordem de se retirar de sua prorpiedade, perto de San Casiano, na Toscana. Devido a sua íntima conexão com o regime republicano deposto, não conseguiurecuperar sua carreira política. Mas desempenhou por pequenos periodos alguns cargos menos importantes e Recebeu do Medici diversos favores em reconhecimento po sua atividade literária que se intensificou após a queda do governo republicano. Ocorreu que com a nova expulsão de Medici, voltou para Florença, mas adoeceu gravemente morrendo pouco depois.
Sobre a obra
Sua obra mais famosa foi o Príncipe, escrita de 1513 a 1516, e foi publicada em 1532.
A obra reflete os seus conhecimentos da arte política de antigamente e dos estadistas de seu tempo que expressa claramente a mentalidade da época. Formulando uma série de conselhos ao príncipe, o autor expôs uma norma de ação autoritária, no interesse do Estado. Deste modo Maquiavel ilustrou a poítica renascentista de constituição de Estados fortes.
As obras de Maquiavel firam, a princípio, bem recebidas , mas durante o período agitado que se seguiu a reforma incorreram no anátema de ambas as partes em luta. Em 1559, o Papa incluíu-as no(1) índex. Por outro lado, denegridas sistematicamente,