Resenha o principe
MAQUIAVELLI, Nicololó. O Príncipe, 2º Edição. São Paulo Martin Claret, 2005.
Nessa obra relata tudo sobre poderes, e como se tornar alguém poderoso diante de uma sociedade. Tudo sobre limites e valores, nos ensina ser autoritário, e nos mostra como um verdadeiro príncipe deve se comportar, para preservar sua autoridade e sua grandeza de príncipe.
“Na “obra O Príncipe, o autor inicia o livro com uma breve dedicatória.” Ao Lourenço de Médici”. Essa Obra é um livro com muitas orientações, entre elas políticas. Nela também se explica como obter posse do poder e como praticá-lo. Ele está dividido em 26 capítulos.
No primeiro capítulo (p. 29) Nos mostra como o Governante é capaz de chegar ao poder usando a virtude e não sua fortuna.
No segundo capítulo (p.30-31) Fala de como é fácil se manter no poder, pois o povo é dominado por seus Governantes.
No terceiro (p.32-42) O autor apresenta alguns métodos de fazer para conquistar o Estado.
No quarto capítulo (p.43-48) O autor Maquiavel, nos mostra duas formas de que somos governados pela grande nobreza.
No quinto capítulo (p.49-50) O autor nos permite conhecer, alguns caminhos que nossos governantes tomam, diante de algumas situações, a sociedade.
No sexto capítulo (p.51-53) Nos dá exemplos de muitos que chegaram ao poder, não pela sua grandeza sua fortuna, como alguns exemplos que o autor fala de grandes Homens na história que venceram pela sua virtude entre eles, Moises, Ciro, Rômulo e Teseu.
No sétimo capítulo (p.54-63) O autor menciona que “Chegar ao Poder através da Fortuna é muita sorte.”.
No oitavo capítulo (p.64-69) São citados exemplos de pessoas que simplesmente chegaram ao poder cometendo crimes.
No nono capítulo (p.70-74) Apresenta um ótimo contexto, que para alcançarmos o poder, precisamos sempre se manter fieis.
No décimo capítulo (p.75-77) “Um líder Precisa do apoio do povo para se manter.”
No décimo primeiro capítulo (p.78-80) O